Um renascer diário
- Revista Renascidos em Pentecostes
- 1 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

O mundo tem nos cobrado. Cobrado nossos estudos, quem seremos na vida, qual profissão teremos, qual rumo tomaremos, a nos virarmos sozinhos e sermos independentes. Então, um dia, nós éramos crianças, colorindo personagens de desenhos animados, e, subitamente, no outro, somos jovens colorindo nossos futuros. A vida tornou-se um roteiro de filme. Acordamos, tomamos café, vamos à escola, à faculdade e/ou ao trabalho. Passamos o dia imersos em conteúdos, letras, números e afazeres. Voltamos para casa, comemos e dormimos. Depois acordamos e tudo se repete novamente. Novo dia, mesma rotina. Estamos mergulhados em um mundo globalizado, cheio de informações, novidades 24 horas por dia, tarefas cada vez mais complexas ao passo de, cada vez mais, menos tempo.
Olhamos tanto para o conteúdo que o mundo nos oferece, porém, com uma rotina robotizada que nos exauri, esquecemo-nos do conteúdo que podemos oferecer ao mundo. A repetição corrói a vivacidade de nossas almas. Claro, os afazeres são necessários, estarão presentes em todas as fases de nossas vidas. Mas até quando deixaremos nosso espírito morto? Quando estamos em casa, estamos longe demais com pensamentos incessantes de nossas obrigações, e não presentes com nossa família. As conversas se substituíram por mensagens em telas. A empolgação pela vida foi tomada pelo cansaço. E o cansaço tornou nossos sonhos adormecidos.
Olhe pela sua janela agora. Se for de dia, o sol vai adormecer e a lua vai nascer. Se for de noite, a escuridão cairá e o sol logo nascerá. E quanto a nós?! Qual foi a última vez que você se deixou nascer de novo? Qual foi a última vez que você permitiu a renovação de sua alma? Jesus nos proporciona, diariamente, um lugar seguro para descansar. Ele nos espera de braços abertos. Ele quer ser nosso melhor amigo, nos consolar, nos dar afago e descanso.
Construir um relacionamento com Jesus é libertar seu espírito da monotonia diária e da exaustão. É se dar um novo começo. Sentir a brisa renovadora num dia nublado. Sonhar com um céu estrelado. Contemplar o canto dos pássaros em meio aos barulhos da cidade. Tomar um sorvete depois de um dia de trabalho. Brincar com seu cachorro. Ler um bom livro. Escutar uma música no meio do metrô que muda a atmosfera do seu dia. Marcar de sair com um amigo. Jantar com seus pais. Nós, por meio de Jesus, temos a capacidade de nos desfazermos e renascermos incontáveis vezes em um único dia. Deus nos enche de possibilidades de renovo. Basta estarmos atentos aos detalhes despercebidos da vida. Jesus morreu na cruz e ressuscitou no terceiro dia, deixando seu Espírito Santo fazer morada eternamente em nós. Nós podemos ressuscitar sem pregos nas mãos e coroa de espinhos, graças ao amor e sacrifício Dele. E aí, o que você fez para renascer hoje?
Por Ana Beatriz Rezende Prado
Voluntária da Revista Renascidos em Pentecostes
Comments