
Durante a Quaresma, vivemos 40 dias de preparação para a Páscoa. Mas, às vezes, não aproveitamos realmente esse período para recebermos, em nosso coração, o Cristo Ressuscitado. Abra seu coração para viver essa espiritualidade, faça um exame de consciência e faça uma boa confissão para receber a absolvição dos pecados. Com toda certeza, é o melhor jeito de entrar na Semana Santa com o coração livre e aberto para a Páscoa que se aproxima.
Na Semana Santa, a Igreja vivencia os diversos momentos que marcam a Páscoa do Senhor. Por isso, são diversas celebrações que relembram cada um deles. Participar em comunidade é a melhor forma de recordar os passos de Cristo, que se sacrificou pela nossa salvação. Comparecer às procissões, Vias Sacras, missas especiais, Tríduo Pascal, são indispensáveis para viver a Páscoa em plenitude. Deve ser uma semana de silêncio e reflexão, tempo de recolhimento, interiorização, tempo de abrir o coração e a mente para ouvir e sentir o que Deus quer nos falar, nos alcançar. É tempo de reconstrução pessoal, espiritual, emocional, é tempo de firmar sua fé e buscar as certezas sempre no caminho do Senhor. É tempo de nos conectarmos com o Nosso Senhor, Nosso Pai, assim como fez Jesus no Horto das Oliveiras, pouco antes de ser entregue. Ali Ele sentiu o peso de sua entrega, mas se deu conta de que o Pai sempre estava próximo. É tempo de mergulhar em águas mais profundas, beber da água da fonte, rezar, jejuar, estender as mãos ao próximo, um gesto de caridade e amor, assim como fez Jesus em sua vida e morte. É tempo de meditar na Palavra do Senhor e vivenciar as celebrações com amor.
A Quaresma e a Semana Santa só fará sentido se forem vividas em família. Seja no aconchego do lar, na Igreja, na comunidade. Devemos ser conscientes de que o real sentido da Páscoa é o sacrifício de Cristo por cada um de nós. Transmitir esses ensinamentos para os filhos e celebrar a Páscoa em família, em casa, praticando a espiritualidade, é um grande ensinamento, formação e consolidação da fé para as próximas gerações.
Por Karina Amaral
Vocacionada do Terceiro Elo da Com. Renascidos em Pentecostes
Comments