top of page

Como se preparar para viver uma verdadeira Quaresma

Foto do escritor: Revista Renascidos em PentecostesRevista Renascidos em Pentecostes


Durante a Quaresma, vivemos 40 dias de preparação para a Páscoa. Mas, às vezes, não aproveitamos realmente esse período para recebermos, em nosso coração, o Cristo Ressuscitado. Abra seu coração para viver essa espiritualidade, faça um exame de consciência e faça uma boa confissão para receber a absolvição dos pecados. Com toda certeza, é o melhor jeito de entrar na Semana Santa com o coração livre e aberto para a Páscoa que se aproxima.

 

Na Semana Santa, a Igreja vivencia os diversos momentos que marcam a Páscoa do Senhor. Por isso, são diversas celebrações que relembram cada um deles. Participar em comunidade é a melhor forma de recordar os passos de Cristo, que se sacrificou pela nossa salvação. Comparecer às procissões, Vias Sacras, missas especiais, Tríduo Pascal, são indispensáveis para viver a Páscoa em plenitude. Deve ser uma semana de silêncio e reflexão, tempo de recolhimento, interiorização, tempo de abrir o coração e a mente para ouvir e sentir o que Deus quer nos falar, nos alcançar. É tempo de reconstrução pessoal, espiritual, emocional, é tempo de firmar sua fé e buscar as certezas sempre no caminho do Senhor. É tempo de nos conectarmos com o Nosso Senhor, Nosso Pai, assim como fez Jesus no Horto das Oliveiras, pouco antes de ser entregue. Ali Ele sentiu o peso de sua entrega, mas se deu conta de que o Pai sempre estava próximo. É tempo de mergulhar em águas mais profundas, beber da água da fonte, rezar, jejuar, estender as mãos ao próximo, um gesto de caridade e amor, assim como fez Jesus em sua vida e morte. É tempo de meditar na Palavra do Senhor e vivenciar as celebrações com amor.

 

A Quaresma e a Semana Santa só fará sentido se forem vividas em família. Seja no aconchego do lar, na Igreja, na comunidade. Devemos ser conscientes de que o real sentido da Páscoa é o sacrifício de Cristo por cada um de nós. Transmitir esses ensinamentos para os filhos e celebrar a Páscoa em família, em casa, praticando a espiritualidade, é um grande ensinamento, formação e consolidação da fé para as próximas gerações.


Por Karina Amaral

Vocacionada do Terceiro Elo da Com. Renascidos em Pentecostes

 
 
 

Comments


Siga no Twitter
Assista no Youtube
Curta no Facebook

Por RK Estrategia Digital © renascidosempentecostes.com.br 2009-2022 Revista Renascidos em Pentecostes - Todos os direitos reservados 

FUNDAÇÃO SÃO PEDRO CNPJ: 10.905.580/0001-10 

Os pedidos ou compras feitos neste site com envio serão entregues em até 15 dias úteis.

bottom of page